Olá gente, hoje eu resenharei o livro "A playlist de Hayden", um lançamento que me deixou com grandes expectativas, mas acabou não as alcançando totalmente. Vamos lá?
Autor: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito (livro cedido pela editora)
Número de páginas: 283
Classificação pessoal: ★★★★★-(Bom)
Leia...quando quiser uma leitura calma
Amei: As músicas que foram citadas

O livro é narrado por Sam, um garoto solitário que tinha apenas Hayden como melhor amigo, talvez o único. Porém, um acontecimento trágico faz com que Hayden tire a própria vida, e Sam é quem acha o corpo. O corpo e uma playlist ao lado onde se encontrava um bilhete escrito "Ouça você vai entender", é então que imerso a culpa Sam leva o pendrive para a casa e se afoga nas mágoas, no sofrimento e no luto, achando que tudo que aconteceu foi sua culpa.
Ao longo do livro, ele conhece novas pessoas que ajudam ele a descobrir e conhecer um pouco mais de Hayden, que segundo ele, após sua morte descobriu segredos que o falecido amigo o omitia. A única coisa que Sam sabe, é que embora sua família seja bem rica, elas pouco se importavam com ele. Os país não passavam de simples bonecos chatos e irritantes. E seu irmão o humilhava na frente de todos do colégio.

Alias, eles não eram nada do tipo populares, e desejavam que todos os esquecessem deles para não enfrentar a grande humilhação, já que sua aparência e gostos não atraia muito as amizades que muitos do colégio estavam acostumados.
"Eu poderia falar que ficamos empolgados por começar o ensino médio no ano anterior, a primeira vez que estudaríamos na mesma escola, que estávamos convencidos de que as coisas seriam melhores quando estivéssemos juntos. Não tínhamos como saber o quanto estávamos errados." (Página 23)
O livro trás muitas citações de coisas geeks, como filmes, músicas e bonecos. Inclusive, há uma loja que Sam cita como sua favorita, lá ele conhece uma garota chamada Astrid que diz conhecer Hayden, é então que Sam fica curioso para uma amizade.
O leitor encontrará muito sobre o bullying, que é bem abordado e as facções que existem nas escolas, que acredito que até hoje existe, o famoso "grupinho" dos populares, dos nerds, dos esportistas, enfim. O que me chateou mais, é que não consegui conectar a mensagem de Hayden ao final do livro, logo que o propósito na qual eu acreditava não existiu. Para quem não estiver entendendo irei explicar: Acontece que a mensagem faz transparecer que a cada música tocada, Sam iria montar um quebra-cabeça e assim descobrir a causa da morte do amigo.
Claro, que a causa da morte nós descobrimos ao final do livro, assim como outras conclusões são tiradas no decorrer. Porém, as músicas não nos desvendou simplesmente nada. Só compreendi que algumas músicas que foram apresentadas, houve um significado para ser escolhidas, como os fatos que aconteceram ao longo da vida de Hayden, porém não achei nenhuma razão para Hayden ter feito uma playlist para falar sobre o bullying, sabendo que embora ele já tivesse esgotado da vida, a real morte foi um outro acontecimento.
Não quis falar, mas no livro também encontramos chats e conversas entre Sam e uma misteriosa pessoa que ele supõe ser a "alma" do amigo" nomeada como Arquimago_Ged.
O livro apesar de não ter me surpreendido, teve um final alternativo e devo recomendar para as pessoas que curte um bom drama, logo que eu terminei a leitura em menos de dois dias e o devorei com muita vontade. A escrita de Michelle é maravilhosa, mas faltou mais no livro.

Quanta a diagramação nem preciso dizer. A novo conceito acertou novamente: folhas amareladas, fontes grandes, capítulos iniciando no lado direito, capa maravilhosa. Dessa vez houve até brinde, a editora enviou para nós um fone de ouvido que estou usando demais! Gostei bastante da publicidade.
É isso gente =)


4 Comentários

  1. quanto misterio, gostei do livro, adoro livros assim cheio de suspense, to curiosa pra ler e saber o que sera que realmente aconteceu,

    ResponderExcluir
  2. Aiii.. Tb quero o fone com o livro! Esse livro tb é um dos q mais quero ler! Acho a estória incrível e minhas expectativas estão altas... Tomara q eu goste.
    Legal a participação da "alma" do amigo, isso é novidade.
    Dois dias pra finalizar é rápido hein!
    Quero ler mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    esse livro esta dando o que falar em!! meu blog recebeu o folhetim da editora pra postar, mas quem leu foi outro integrante então ele ficou com o livro, mas sem duvidas eu vou tomar emprestado dele, achei muito top as resenhas que já vi sobre o livro sem falar que eu adorie a playlist citado no livro (sim li as musicas de todo o livro kkkk)
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. EStou dooooida para ler esse livro!
    Agora mais ainda!
    Cada resenha que leio, mais vontade fico!

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir

Olá gente! Por favor sintam-se a vontade para comentar. O gemices está de portas abertas para críticas construtivas.Caso haja algum comentário fora dos valores morais, iremos excluir de imediato. Deixem o link do blog de vocês que iremos retribuir todos que seguem aqui!
Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...